O que é?

A alergia é uma resposta do nosso sistema imunológico a determinadas substâncias inofensivas (como pólen, ácaros, etc.), que são normalmente toleradas pela maioria das outras pessoas. O indivíduo que possuir essa doença alérgica, acaba desenvolvendo uma reação exacerbada a essas substâncias, executando uma estratégia para eliminá-las de nosso organismo, da maneira como já conhecemos.

Ainda não se sabe ao certo o principal motivo pelo qual nosso organismo reage de maneira inapropriada a essas substâncias, mas é importante destacar que existem fatores genéticos que predispõe os indivíduos a essas condições, portanto é necessário conhecer nossos antecedentes familiares.

Vale ressaltar ainda, que essa predisposição genética também não é a única e principal razão para o desenvolvimento das alergias! Outros fatores externos, corroboram, ou não, para a evolução dessa condição!

Como surge?

Existem diferentes maneiras de causar as reações alérgicas. Elas podem surgir por meio de inalação, ingestão, injeção  ou até mesmo por contato direto com a pele ou com os olhos. As maneiras mais comuns são:

  • Por meio dos alimentos (como por exemplo amendoim, soja, frutos do mar, derivados do leite, glúten, etc.);
  • Medicamentos (antibióticos, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, etc.);
  • Poeira;
  • Mofo;
  • Pelos de animais;
  • Picadas de insetos;
  • Látex;
  • Iodo (utilizados em contrastes para exames radiológicos);
  • Pólen;
  • e diversos outras substâncias.

Quais são os tipos de alergias?

Existem diversos tipos de alergias, causadas por diferentes maneiras de contato às substâncias. Apesar de algumas possuírem características específicas e diferentes umas das outras, elas desenvolvem sintomas muito parecidos, dificultando, portanto, o diagnóstico e determinação da causa dessas alergias, fazendo necessário, por tantas vezes, a execução de exames laboratoriais para obter-se um diagnóstico mais preciso. Os principais e mais comuns tipos de alergia são: respiratórias, alimentares e de pele. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

– ALERGIAS RESPIRATÓRIAS: As alergias respiratórias são quase que em sua maioria causadas por pólen e ácaros (elementos microscópicos, imperceptíveis ao olho humano). No caso do pólen, a alergia a essa substância pode se tornar mais aguda em determinadas épocas do ano e também em decorrência do clima, sendo o vento um fator decisivo para a proliferação desses grãos. Do contrário, os ácaros são encontrados em quase todos os habitats do planeta. Alergias respiratórias como rinite e sinusite, podem decorrer (além da predisposição genética) a partir da exposição a ambientes com alto conteúdo de ácaros.

– ALERGIAS ALIMENTARES: A alergia a alguns alimentos, como por exemplo, derivados lácteos, glúten e entre tantos outros alimentos, está ligada a capacidade de cada organismo de sintetizar as proteínas das substâncias ingeridas. As alergias alimentares podem causar grandes danos em nosso organismo, principalmente quando não diagnosticadas e tratadas a tempo. 

– ALERGIAS DE PELE: Essas alergias podem ser causadas por diferentes causas, que podem envolver o contato direto da pele com certas substâncias, ou não. No caso do látex, é necessário um contato direto com a pele para que se haja o surgimento de erupções e outros sintomas (como a coceira). Mudanças climáticas, picadas de insetos medicamentos, ácaro e até mesmo as situações estressantes também podem inferir no surgimento de diferentes sintomas cutâneos. Os principais sintomas das alergias na pele são placas vermelhas, coceira e certas lesões.

Principais sintomas das alergias em geral:

Como dito anteriormente, não nascemos com alergias previamente desenvolvidas em nosso organismo, é necessário que se haja um primeiro contato com essas substâncias específicas para que  se desenvolva uma reação alérgica.

Os principais sintomas que as reações alérgicas podem apresentar são:

  • Coceira e/ou ardor;
  • Placas vermelhas na pele;
  • Lesões cutâneas (que podem decorrer da coceira);
  • Coriza nasal;
  • Dificuldade pra respirar;
  • Sensação de sufocamento;
  • Conjuntivite;
  • Tosse persistente;
  • Queda de pressão arterial;
  • Náuseas e vômito, etc.

Tratamento:

O tratamento das alergias pode ser feitos de duas maneiras: através de intervenção médica, por meio de medicamentos orais ou loções, ou através do controle ambiental e melhora na qualidade de vida, evitando sobrepeso, mantendo uma dieta rica em frutas e praticando exercícios diariamente.

Outra possibilidade que também pode ser indicada, é através da imunoterapia (realização de vacinas). Porém, essa indicação deve ocorrer de acordo com a gravidade dos sintomas de cada indivíduo, e também do agente causador dessa alergia.

Como explicitado anteriormente, as alergias em geral podem ocorrer em qualquer momento da vida e provocar diferentes tipos de reações alérgicas. Previna maiores complicações e busque um especialista diante de manifestações alérgicas. É necessário que se realize uma investigação da causa do desencadeamento desses sintomas, para que eles possam ser tratados de maneira correta, sem maiores danos ao seu organismo e qualidade de vida.

Eu, Dr. Jefferson Cunha, estou disponível para auxiliar você nessas situações. Agende sua consulta clicando aqui.