Embora seja uma gordura fundamental para o funcionamento do organismo, quando elevado o colesterol pode levar a uma série de problemas de saúde.

O que é?

É um componente estrutural das membranas celulares humanas, sendo encontrado no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele.

O próprio corpo produz, aproximadamente, 70% do colesterol, enquanto os outros 30% vêm da dieta. Dessa forma, comer muitos alimentos ricos em gordura aumentam a produção, podendo chegar a níveis prejudiciais à saúde.

Além da dieta, histórico familiar, inatividade física, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas são as principais causas do colesterol alto.

Existem diferentes tipos:

  • LDL – Lipoproteínas de baixa densidade ou colesterol ruim: ele se prende nas paredes das artérias, formando placas de gordura. Com o passar do tempo, é possível que dificulte ou impeça a passagem do sangue. Isso pode provocar dores no peito ou até mesmo infarto. Quanto mais elevado o nível, maior a chance de desenvolver doença cardíaca.
  • HDL – Lipoproteínas de alta densidade ou colesterol bom: ele ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue. Quanto mais elevado o nível, menor a chance de desenvolver doença cardíaca.
  • VLDL – Lipoproteína de densidade muito baixa: ele transporta mais triglicérides do que colesterol. Os níveis mais altos podem causar acúmulo de gordura nas artérias e aumentar os riscos de doenças cardíacas.

Como é o diagnóstico?

Um médico clínico geral deve solicitar exame de sangue para checar os níveis de colesterol no sangue.

Como funciona o tratamento?

A principal forma de tratar é fazendo mudanças no estilo de vida, incluindo exercícios e uma dieta saudável.

Eu, Dr. Jefferson Cunha, posso auxiliar você a encontrar a solução ideal. Estou no HCR de Marau esperando por você. Agende sua consulta clicando aqui.