As doenças cardiovasculares costumam surgir com a idade, normalmente relacionadas a hábitos de vida poucos saudáveis, mas também podem ser diagnosticadas no nascimento, como é o caso das cardiopatias congênitas, ou em quadros de infecções por vírus, fungos ou bactérias.

Elas nada mais são que um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos.

O tratamento adequado é fundamental na luta contra a doença, visto que é uma das principais causas de morte no mundo. Mas a prevenção é sempre a melhor opção. Confira formas de prevenir as doenças do coração clicando aqui.

Conheça agora 10 doenças cardiovasculares, seus sintomas e tratamentos:

Hipertensão

Ela é caracterizada pelo aumenta da pressão arterial, normalmente acima de 130 x 80 mmHg. Isso pode acontecer devido ao envelhecimento, falta de exercício, aumento do peso ou consumo excessivo de sal.

Principais sintomas: normalmente não causa sintomas, mas o que podem ser percebidas tonturas, dores de cabeça, alterações na visão e dores no peito.

Como é o tratamento: é preciso fazer um acompanhamento com clínico geral ou cardiologista, pois poderá ser necessário o uso de medicamentos, além de ajustar a dieta.

É importante praticar atividades físicas, evitar fumar, beber pelo menos 2 litros de água por dia e verificar a pressão regularmente.

Infarto agudo do miocárdio

Também conhecido como ataque cardíaco, acontece devido à interrupção da passagem de sangue para o coração.

Principais sintomas: o sintoma mais comum é a dor muito intensa no peito que pode irradiar para o braço, mas também podem ocorrer tonturas, suores frios e mal estar.

Como é o tratamento: é recomendado procurar auxílio médico imediatamente ao ataque, a fim de iniciar o tratamento impedindo a formação de coágulos e favorecendo o fluxo sanguíneo.

Após o atendimento, é necessário tomar os remédios prescritos regularmente e adotar hábitos saudáveis.

Insuficiência cardíaca

Ela é mais comum em pessoas que possuem pressão alta, o que pode levar ao enfraquecimento do músculo cardíaco e, consequentemente, dificuldade para bombear o sangue para o corpo.

Principais sintomas: Cansaço progressivo, inchaço nas pernas e nos pés, tosse seca à noite e falta de ar.

Como é o tratamento: o cardiologista indicará o adequado, mas normalmente é feito com uso de medicamentos para diminuir a pressão. Além disso, é indicada a prática regular de exercícios e diminuir o consumo de sal.

Cardiopatia Congênita

São aquelas que o coração sofre alterações durante o processo de desenvolvimento, ainda durante a gestação, que pode resultar em alterações na função do coração. Elas podem ser identificadas ainda no útero, por meio de ultrassom e de ecocardiograma. Pode ser leve ou grave.

Principais sintomas: em bebês a cianose, que é a coloração roxa na ponta dos dedos ou nos lábios, cansaço excessivo durante as mamadas, baixo peso e pouco apetite ou respiração rápida e curta mesmo em repouso; em crianças mais velhas ou adultos pode surgir coração acelerado e boca roxa após esforços físicos ou infecções respiratórias frequentes.

Como é o tratamento: varia de acordo com a gravidade. Em casos mais graves, a realização de cirurgia ou transplante de coração é uma opção. Nas mais leves, o tratamento é feito visando aliviar os sintomas.

Endocardite

Consiste na inflamação do tecido que reveste internamento o coração. Sua causa, normalmente, é uma infecção por fungos ou bactérias. Outras formas dela se manifestar é sendo consequência de outras doenças, como câncer, febre reumática ou doenças autoimones.

Principais sintomas: eles surgem ao longo do tempo, podendo haver febre persistente, suor em excesso, pele pálida, dor nos músculos, tosse persistente e falta de ar. Em casos mais graves, pode ser percebida a presença de sangue na urina e perda de peso.

Como é o tratamento: o uso de antibióticos ou antifúngicos para combater o microrganismo responsável pela doença é a principal forma. Também pode ser necessária a troca da válvula acometida.

Arritmias cardíacas

Corresponde à alterações dos batimentos cardíacos, podendo ser mais rápidos, mais lentos ou fora de ritmo. Suas causas podem ser doenças cardíacas congênitas, doença de Chagas, valvulopatias ou anemia.

Principais sintomas: cansaço, palidez, dor no peito, suor frio e falta de ar.

Como é o tratamento: varia de acordo com os sintomas, mas basicamente tem o objetivo de regular os batimentos cardíacos. Dessa forma, pode ser indicado o uso de medicamentos, desfibrilação, implante de marca-passo ou realização de cirurgia de ablação. Evitar o consumo de álcool, drogas e bebidas com cafeína fazem parte de algumas medidas. Além disso, importante praticar atividades físicas regulares e ter uma alimentação balanceada.

Angina

Ocorre quando há diminuição do fluxo de sangue para o coração. É mais comum em pessoas acima dos 50 anos que possuem pressão alta, diabetes descompensada ou que possuem hábitos de vida pouco saudáveis.

Principais sintomas: sensação de queimação, aperto e/ou dor no peito, que pode durar até 20 minutos e pode irradiar para o ombro, braço ou pescoço, suor frio ou falta de ar.

Como é o tratamento: o cardiologista orientará de acordo com o tipo de angina, poder ser recomendado repouso ou uso de medicamentos para controlar os sintomas, melhorar o fluxo sanguíneo, regular a pressão arterial e evitar a formação de coágulos.

Miocardite

É a inflamação do músculo cardíaco e pode acontecer devido a infecções no organismo.

Principais sintomas: dor no peito, batimento cardíaco irregular, cansaço excessivo, falta de ar e inchaço nas pernas.

Como é o tratamento: normalmente é solucionada quando a infecção é curada por meio do uso de antibióticos, antifúngicos ou antivirais. Em casos que os sintomas continuarem, o cardiologista irá iniciar um tratamento mais específico.

Valvulopatias

Também chamadas de doenças das válvulas cardíacas, surgem com mais frequência em homens a partir dos 65 anos e mulheres a partir dos 75 anos e acontece devido ao acúmulo de cálcio nas válvulas do coração, dificultando o fluxo sanguíneo.

Principais sintomas: em alguns casos eles demoram a aparecer, entre eles estão a dor no peito, sopro no coração, cansaço excessivo, falta de ar e inchaço nas pernas e nos pés.

Como é o tratamento: é feito de acordo com a válvula atingida e o grau de comprometimento, podendo ser indicado o uso de medicamentos diuréticos, antiarrítmicos ou, até, a substituição da válvula através de cirurgia.

Doença reumática cardíaca

Ela é uma complicação da febre reumática que pode provocar lesões, inflamações ou cicatrizes nas válvulas ou músculos cardíacos.

Principais sintomas: cansaço excessivo, falta de ar, dor no peito, batimentos cardíacos irregulares, febre, dor e inchaço das articulações, náuseas, vômitos, nódulos na pele ou manchas avermelhadas.

Como é o tratamento: é orientado pelo cardiologista que pode indica o uso de antibióticos ou até cirurgia para repara ou substituir as válvulas cardíacas.

Como prevenir as doenças cardiovasculares

São hábitos simples e saudáveis que farão a diferença na prevenção dessas doenças:

  • Evite o cigarro;
  • Controle a pressão arterial, o nível de açúcar e a quantidade de gordura no sangue;
  • Tenha uma alimentação saudável, evitando gorduras e comendo mais verduras, frutas e cereais;
  • Pratique exercícios físicos regulamente;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Evite o sobrepeso.

Na saúde, temos vários meses com “cores” para a luta de alguma doença. Estamos no Setembro Vermelho – Mês de Combate às Doenças Cardiovasculares.

Eu, Dr. Jefferson Cunha, médico generalista, posso auxiliar você. Atendo no HCR de Marau e você pode agendar seu atendimento pelo WhatsApp clicando aqui.